terça-feira, 19 de abril de 2011

Dasin



Balança
(Supostamente) significa equilíbrio, ponderação, harmonia … justiça.
Sem astrologices à mistura e falando de forma bastante simplista, é o nome de um instrumento de medição de “peso”.
Vulgarmente mede gramas , kilogramas, toneladas(?) e outras que tais… mas esta aqui é especial - mede a ausência das mesmas em corpos mínimos de projectos de pessoas que esperneiam com vivacidade quando colocadas neste embrulho manhoso ditador de sentenças. E não é para menos…
“ ditador de sentenças”…
A célebre “malnutrição” é das tais que faz rolar cabeças com quase a mesma velocidade que uma “fatiadeira” de fiambre ou queijo.
Muitas vezes não é considerada sequer como doença , mas sim com uma magreza natural/herdada, outras “apenas” como consequência do estado actual da economia do país.
Será que todos os anos de sobrevivência tiveram um impacto tão grande assim no estilo de vida desta população que tornou viciosa a tendência para a malnutrição?
Uma refeição por dia, comer só agua de/com arroz - a maioria das vezes, deixar os bebes com as crianças enquanto se vai para a horta – sem comida, muitos filhos… depois ossan la iha, han han la iha, paciência la iha, consciência la iha, saúde… la iha.

Por isso digo, citando a sapiência dos grandes “Afromen”: “Mentalidade, atitude, comportamento tem que mudar”.

hard, weird, bummer. How about possible?… It’s possible!” (Pay it Foward)

2 comentários:

  1. Fiquei a pensar nos muitos livros, blogues, sites, clínicas, cirugias e diversas habilidades que outros seres humanos fazem para perder peso, nos apelidados países desenvolvido.
    Não encontro resposta para as minhas inquietações.

    ResponderEliminar
  2. Cara DD, por incrível que pareça, nesse 1º mundo a maioria das pessoas pensa que cada um deve chorar conforma a sua dor.
    E mais incrível ainda, essa mesma maioria vê como má intenção ou show-off, as iniciativas que quem chora as dores dos outros toma.

    Não adianta tentar encontrar respostas, infelizmente não existem. =X

    Aislin, excelente texto, mas uma vez ;)

    ResponderEliminar