segunda-feira, 28 de março de 2011

Ha’u ba toba

O Land Cruiser é um autêntico tanque de batalha… e o caminho até ao SISCa é uma autêntica aula de dança, a famosa “dança SISCa” que consiste basicamente em deixarmos o corpo ser levado pelos solavancos da karreta (carro) e tem um objectivo muito claro – não bater com a cabeça no tecto do mesmo.
Depois de uma viagem como a da ida a Baricafa, depois da confusão do SISCa, depois de 60 crianças vistas…
ha-u ba toba… = eu vou dormir
21 de Março

Amor e uma cabana

Não há maior cliché que esse.
Há quem diga que acreditar nisso é pura neurotiquice.
Eu, no entanto, digo e repito: fico com a neurotiquice, com a cabana e com o amor...
Bele? = Posso?


26 de Março

Treinamento BESI

BESI… Bee saneamentu no igiene = Água, saneamento e higiene

Uma semana e meia de experiência timorense e eis que tomo consciência de que estou numa sala com mais 20 timorenses a falar sobre um novo formato de diagnóstico e intervenção ao nível da saúde ambiental … em tétum
Eis também que me vêm à mente memórias de mim, pirralha de 3-4 anos a olhar fascinada para a televisão onde passava um filme inglês, com legendas, as quais não sabia ler.
Posso dizer que qualquer semelhança entre as situações não é pura, nem impura coincidência. Mas posso também dizer que em ambos os casos me diverti à grande.

No fim, por incrivel que pareça, o imaginado e o real não ficaram assim tão longe um do outro… :)

02 de Março

domingo, 27 de março de 2011

“Jaco, um paraíso na terra”

Podia bem ser um slogan de uma qualquer agência de viagens, no entanto, é caso que justifica fazer lobby junto de todos os “santinhos” ou até da “bunda Maria” (que é como quem diz santa Maria em tétum) para que mantenham esta ilha “sugatida” e em paz, longe de grandes movimentos ou massas turísticas. Um paraíso de águas deliciosamente límpidas e mansas nas quais mergulhamos num êxtase de pura … simbiose com o mundo.

terça-feira, 8 de março de 2011

Ami ba Lospalos


Ha’u ba uma (vou para casa)

Lospalos, esta grande cidade, será o meu cantinho durante o próximo ano.
Qualquer semelhança com a minha toca na Graça, é puro devaneio.
A sua extenção enormesca permite-nos dar um passeio para conhecer os seus recantos em cerca de 30 min em passo neineik (lento).
Pensemos assim: na graça não há bambis, nem caraus, nem escorregas de cimento e aqui tenho 3 quartos uma sala enormesca, cozinha e uma casa de banho. Considero isto um upgrade :)


19 Fevereiro

Lakoi

Caminhamos pelas ruas de Dili e aqui vende-se pulsa a cada passo que se dá. Os mercadinhos castiços, lojas com roupa, com electrodomésticos, com playstations "..."
Lakoi maun, obrigada.

18 Fevereiro

Cheguei a Timor Leste e fui recebida por um bafo quente e familiar.
A paisagem verdejante, as estradas nos buracos, os táxis amarelos estranhamente impecáveis, motas com mais passageiros do que o suposto, bancas de venda hortícola e pessoas, pessoas que vivem as suas vidas , pessoas que dirigem cumprimentos aos novos Malai’s.
Se em São Tomé a saudação se dirigia aos brrancos a pedir doci, doci ou simplesmente para esboçar um sorriso, aqui os estrangeiros são malai’s e são acarinhados com bondia’s, botarde’s e diak ka lae.

17 Fevereiro

sábado, 5 de março de 2011

Há dias em que tudo nos dá vontade de...